quarta-feira, 28 de março de 2012

Guia de Marcha é que era preciso...para alguns!


Hoje um conhecido aqui do local onde pratico uma actividade louca diária, vulgarmente conhecida como trabalho, tirou o belo do dia para ir buscar a sua Guia de Marcha. Não é bem isso, mas faz de conta. É que se quiser estar aqui sem ser levado pelos SEF tem de ter o belo do papelinho actualizado. Para não ajudar muito o local onde a vai buscar tem um horário super louco de trabalho, que começa as 9h e termina às 12h! Epá isso é que é horário. Dá para tomar o pequeno em casa e ainda ir lá almoçar. É extraordinário!

E não me venham defender que "Ah e tal depois disto tudo eles ainda ficam lá à porta fechada a trabalhar". Pois, pois o Kurillin também ficava aqui até mais tarde com o Padrinho Presunto e não era para trabalhar, mas sim engraxar. É que a língua portuguesa é muito poética, e dada a rimas, o que leva com que alguns percebam que engraxar é igual a trabalhar...acaba tudo em ar...e ar é o que povoa o crânio de muito boa gente que aí está. Se querem saber a história de Kurillin e Padrinho vejam uns posts mais atrás. Posso relembrar que inclui óculos escuros em plena noite, SLK amarelo, bracinhos de fora e telefonemas para o Barão dos Plásticos! É bom. É muito bom! É o engraxar de Padrinho espectacular!

Agora voltando ao assunto anda muita gente a levar com a Guia de Marcha...mas é só quem por vezes não tem culpa de nada. Então em termos de Guia de "põe-te em marcha daqui para fora que o patrão precisa do teu ordenado para pagar o Jaguar" é o que mais temos, algo que é preocupante, e do qual não parece existir soluções.

Depois temos a Guia de "prepara-te para marchar que a luz vai aumentar como o catano, que até andas de lado!". Já ouviram? Aumentar 3% a partir da liberalização? Uiiiii ca bom! Se as taxas de juro no banco aumentassem 3% a cada 3 meses é que era bom! Mas liberalizar não ia ajudar? Pois ia! Tanto ia que já temos mais um a comerem da mesma gamela, vulgo tacho, pois este é fundo mas é só para alguns! Hummm isso explica então os 3%. Faz lembrar os combustíveis. "Ah e tal isto vai ficar assim mesmo do outro mundo! Vai haver concorrência e os preços vão ser melhores". Oi?? Melhores?? São sim para os accionistas, patrões, barões, lordes e senhores do crude. Depois coitadinhos os lucros baixam! Depois são os asnos a fazerem mega fila num dia por mês para pouparem 6 centimos! Enfim...

E além dessas temos muitas outras Guias de "Marcha senão..." espalhadas por este país à beira mar plantado. Guia de "Põe-te em Marcha para a EDP, Sr. dos Cabelos Grisalhos para receberes uma pipa de massa por que és muito bom e tal e coiso"; Guia de "Marcha daqui para fora que V. Exa. anterior Ministro dos dinheiros que todos descontamos à bruta todos os meses, que a CGD não é para ti"; Guia de "Marcha para comprar o BPN por meia dúzia de tostões e ficar com os milhões que já lá estão"....enfim tempo faltaria para as Guias de Marcha deste país.

Mas bem fazia falta umas quantas delas. Uma para cada um daqueles que anda a roubar descaradamente. Qualquer dia parece as arbitragens a roubarem! O que vale é que Guia de Marcha para tudo o que é intruja, arraçado de vermelhusco ou não, não existe. Devia existir um slogan que botasse o nosso país no roteiro do "Anda cá e come muito e não dês de comer tanto aos outros".

Por isso, entre uma guia ou outra vou guiar para a marcha do trabalho porque alguém tem de fazer alguma coisa! Senão qualquer dia, se forem todos comer da mesma gamela, começam a rosnar e a morderem-se uns aos outros. Eu vou fazer a minha parte, e não preciso de guia.

Põe-te em marcha, ou então guia!
Tenho dito... 


Sem comentários: