quarta-feira, 16 de maio de 2012

Crítica Musical: Maridos das Outras


A pedido de muitas famílias aqui vai uma crítica musical. Anda agora a esbarrar em tudo o que é antenas de rádio uma música que se chama "Os maridos das outras" e epah...aquilo não me soa nada bem. Aquilo é depreciativo para o verdadeiro macho latino, coisa que o homem da Crónica não pode permitir. Passemos então à análise da música em questão (já agora Copywrite para o autor Miguel Araujo):

Toda a gente sabe que os homens são brutos
Que deixam camas por fazer
E coisas por dizer
Muito pouco astutos, muito pouco astutos
Toda a gente sabe que os homens são brutos


Logo quando começa eu olho para isto e digo "Eláaaa! Pera aí que vem molho!". Além de que deverá ter sido escrito por alguma mal casada. Não sei se foi ou não, mas quem canta é um homem. O poeta começa por declamar que os homens são brutos, vá, tipo animal selvagem. E por acaso concordo. Há homens brutos, mas não são todos. Agora se do bruto estamos a falar de algum arraçado de asno, assim há muitos. Esses até se costumam juntar numa sala meio redonda e tal, lá para os lados da capital mas, generalizar a brutalidade dos homens, não pode ser. Às vezes até é o chefe/colega que nos incita e cria em nós essa brutalidade.

Depois ainda diz que são desarrumados. Se o gajo não arruma a cama é porque a mãe o educou mal e fazia tudo ao menino, ou seja, é mimado/menino da mamã. A minha cara metade tem de agradecer à minha querida mãe, a quem mando um beijinho, por me ter educado muito bem. Faço a caminha e bem feitinha. Não saía de casa sem a fazer, já desde miúdo! Também, se não dizem tudo, isso pode ser algum problema de nascença ou, como o homem da Ordem Armazenista, perdem todos os argumentos! Por fim ainda chama os homens de pouco astutos! Lá está a coisa a descair para o asno, voltando a frisar a natureza bruta do macho latino. Ai se o Zézé Camarinhas ouve isto! Vem logo "Excuse me! It's not my fault". Mas continuando...


Toda a gente sabe que os homens são feios
Deixam conversas por acabar
E roupa por apanhar
Vêm com rodeios, vêm com rodeios
Toda a gente sabe que os homens são feios


Para confirmar que o homem realmente é um animal ora toma lá mais uma! Agora é feio! Realmente andam aí uns que parecem ter sido atropelados por um TGV de frente, mas generalizar? Comecem lá por fazer a barba para um aspecto mais "clean" que a coisa já melhora! (sim uso palavras em inglês no meu do português para dar mais "cagança"). Depois não acabam a conversa de novo. Será que o gajo é gago? Deve ser! Eu conheço um e puxaaaa, nunca mais acaba a frase! É sempre a patinar! Tipo DJ mas sem D, só J (deve ler-se "jay"). Ainda por cima este homem não faz a cama e nem apanha a roupa. Será que é de algum país onde o homem é o "coçador" nato e a mulher o burro de carga? Não sei, mas cá o "je" também apanha a roupa! Por fim o trovador explica tudo. Ao analisarmos o resto vemos que afinal o homem é Cowboy, porque anda nos "rodeios". Vi logo que tinha de meter bóis!

Toda a gente sabe que os homens são lixo
Gostam de músicas que ninguém gosta
Nunca deixam a mesa posta
Abaixo de bicho, abaixo de bicho
Toda a gente sabe que os homens são lixo


Como não chegava ser bruto e feio, nada como rebaixar até ao nível de lixo. Sim sr. Isto parece aquela conversa do chefe que não percebe nada do que faz, é altamente inadaptado para o seu lugar, e mesmo assim ainda diz "Você, epá, é um incompetente!" Oi?? Lixo?? Lixo são aqueles que andam a gastar o oxigénio precioso e em nada contribuem para o bem estar da sociedade. O resto? Não é! 

De seguida o poeta vira-se para o campo dos gostos pessoais. Gostam de música que ninguém gosta? Gostam de música À homem! Pode ser ou não bruta, já que fala tanto em brutalidade. Tão mesmo a ver um homem a ser um fã incondicional de Justin qualquer coisa, daquelas pseudo bandas dos Morangos ou de algum outro cantor que não se destinge se é homem ou mulher.  É normal os gostos variarem. Agora alguém que canta uma música sobre os maridos das outras, fala em gostos musicais? Right! Gosto não se descutem, por isso não vamos discutir. E ainda não acabou...

Lembram-se do lixo? Epá isso é fraquinho, vamos baixar até ao nível de bicho que é para ficar mesmo no ponto. "Ca bom"! Agora estamos ao mesmo nível de uma barata ou escaravelho que o maior trabalho que tem é rebolar uma bolinha de...isso mesmo, estão a adivinhar! É daquela coisa, vá, estrume! Entrementres, como bateu com a cabeça de novo, voltamos a lixo. Então somos um lixo feito de bichos...ou bichos do lixo. Deve ser isso...

Ahhhh! Falta a mesa! Conheço uns que se iam casar e não sabiam nem acender um fogareiro e nem assar uma alheira, à homem! Esses sim, podem ser aí incluídos. Quem não sabe fazer comer (nem o básico), de certo que nem a mesa sabe colocar. Novamente culpa das mãezinhas que criaram um mimado, um menino da mãmã.


Toda a gente sabe que os homens são animais
Que cheiram muito a vinho
E nunca sabem o caminho
Na na na na na, na na na na na
Toda a gente sabe que os homens são animais

Nesta estrofe o poeta há-de ter pensado: "hum como há homens gordos é melhor voltar a animal, porque bicho normalmente não é grande". Então toma lá! Animal de novo. Meu amigo decide-te, é bicho ou animal? Uma coisa é coerente: é sempre do mesmo reino. Mas este é um animal que cheira a vinho! Hummm. Extraordinário! Deve ser mosca da fruta, que tem alguma fixação por uva.

Até há uns que nem gostam de vinho, como eu. Claro que com vinho todos os caminhos vão dar a Roma. O pior é que passam a ser 3 caminhos, ao lado uns dos outros, e até se cruzem entre eles! Por fim temos o na na na na porque não havia mais insultos, a não ser o "animais", já habitual. Mas o melhor está guardado para o refrão...


Mas os maridos das outras não,
Porque os maridos das outras são
O arquétipo da perfeição
O pináculo da criação
Dóceis criaturas
De outra espécie qualquer
Que servem para fazer felizes
As amigas da mulher
Tudo o que os homens não
(Tudo o que os homens não)
Os maridos das outras são

Depois de ter insultado os homens com: brutalidade, falta de astúcia, falta de beleza, comparar os mesmos a bichos, animais, lixo e bêbados, vem agora dizer que os outros é que são bons? Humm, só se as mulheres dos outros se casaram com um marciano, verdinho, com antenas e tudo! Ou então não se casaram com homens...mas isso é uma questão que não é para aqui chamada. Esses até são perfeitos, o melhor da criação. Que lindo! Meu amigo nós descendemos todos do mesmo homem e mulher, por isso a base é a mesma!  Não me venhas com essas tretas.

Após tal comparação, o mais intrigante ainda são as amigas. Estas, das duas uma:
- ou a casada é mal casada, é muito estúpida e só vê o mal do homem
- ou então as amigas são estúpidas, solteiras ou mal casadas e só vêm o bem do amigo, amigo esse que é usufruído em curto períodos de tempo e em dias intercalados

Realmente, o que parecia brejeiro e desapropriado encerra em si uma filosofia empírica que nem o homem da Crónica parecia perceber. Mas afinal é fácil! A conclusão é: nunca estão felizes com o que têm, neste caso as mulheres, mas o mesmo se aplica aos homens. Extraordinário! Uma música deveras espetacular!

Quando eu pensava que as letras do Zé Cabra tinham profundidade inalcansável, eis que este novo trovador consegue atingir algo nunca antes atingido. Melhor, melhor, só mesmo a música do Vasco Palmeirim sobre os filhos da Luciana Abreu!

Meu amigo tens de olhar mais para ti e não falar dos maridos das outras. Deves ser o terror dos homens casados...roubas as mulheres dos outros! Uiiiiiiiiii cuidadoooo! Quando elas andarem em casa a cantarolar isto não deixem! Isto tem uma mensagem preliminar que afecta de forma irreversível as mulheres. Ai, como este mundo está a ficar. Lá se vai o arranjo sagrado do matrimónio! Isto hoje é trocar de mulher como quem troca a máquina de barbear da Worten, que corta mal, dentro do período de 30 dias estipulado por lei. Não é novo, mas é como novo!

Pelo menos a minha cara metade não acha nada disso. Não sou perfeito, mas também não sou nada de deitar fora hehehe!

Tenho dito...e mai nada!


Sem comentários: