sexta-feira, 7 de junho de 2013

"Quem não quer morrer na estrada, fica em casa"


Todos nós na nossa vida já fomos "ases" do volante. Tinhamos a mania que seríamos um dia o melhor condutor em Le Mans, algum campeão de fórmula 1, Nascar, rally, ou o que seja. Uns já o foram na Playstation. Quem não conhece Gran Turismo? No GT2 fiquei com 62% terminado, com longas horas de jogo no campismo com amigos, na velha PS1. Anos passaram, e agora com quase 28, que se digam, bem bonitos, a realidade é bem mais gira do que a Playstation.

Não, não sou eu que no meu 106 infernal, nos seus poderosos 57 cavalos, que me tento armar no terror da estrada. O que lhes venho contar é bem pior. Seu nome: Vin Gasolina, um individuo na casa dos 40, um pouco desgastado em termos capilares, extremamente pacato, mecânico de profissão, pai de familia e adorado esposo! Adorado até ao momento é que profere a grande frase:

"Quem não quer morrer na estrada, fica em casa"

Isto meus amigos é uma frase mítica, assim como a música da Coca-Cola é. Há malta que se manda dos prédios com paraquedas por adrenalina. Outros, fazem acrobacia aérea, outros algum desporto radical...mas Vin Gasolina sente isso e muito mais, simplesmente, por ir trabalhar. É verdade! Nada como passar pela morte 10 vezes antes de chegar à oficina. Até o coração fica mais activo a bombear sangue.

Qualquer brecha na fila que vem de frente é, para Vin Gasolina, uma janela de oportunidade para ultrapassar. Mas é também muito mais do que isso. É uma pura injecção de cortisona num gajo que está com uma alergia desgraçada, todo inchado, tipo batata. Para Vin, isso é o que vale a pena.

Pensam que Vin Gasolina tem uma bomba? Nahhh isso é para meninas e homens como o Castelo Branco. Homem que é homem ultrapassa na queima com C3 1.4 HDI que se borra todo para andar. E mais! Vai acompanhado e tudo, que assim há mais peso no carro, e claro está, mais vidas em risco. Se se pode morrer, porquê o fazer sozinho? Nunca teria a mesma piada. Então se for familiar, o bonús é bastante maior! Uma coisa é certa, mesmo com sono ninguem dorme sendo o pendura! Eu quando o vejo pelo retrovisor até me encolho logo. Se o virem o melhor é mesmo ligarem o 4 piscas, encostarem na berma, sairem do carro, ajoalharem-se e prestarem homenagem a este senhor do voltante!

Não há traço continuo que pare Vin. Nem pinos de plástico. Aliás, cada pino derrubado é mais um pouco de adrenalina. O Gasosas não tem sangue, tem óleo queimado misturado com gasóelo agrícula.

Mas nem só de ultrapassagens de morte vive Vin Gasolina. Este homem é também possuidor de uma vasta filosofia empirica. Vejam por exemplo esta sitação:

"Os gajos que têm grande bombas e não ultrapssam os camiões nem deviam andar na estrada"
"Passei mesmo a queimar, mas das duas uma, ou passo e me meto à frente de algum, ou acelero e passo logo todos"

Isto meus amigos é poesia de estrada. Um talento como este deveria fazer um Top Gear português. Querem testar os limites dos vossos carros? Contactem Vin Gasolina que vos dará a viagem das vossas vidas! Porque quem não quer morrer na estrada, fica em casa. Mai nada!

Tenho dito...

Sem comentários: