quarta-feira, 18 de setembro de 2013

I Love It!...mas é partir copos de pé alto...


Olá caros leitores semi assíduos daquilo a que eu chamo Blog! Isto passa tempos sem dizer nada, mas quando venho aqui é para partir a louça toda! E agora perguntam vós, que tema estapafúrdio irás tu falar, oh Grande Cronista Teles? Ao que eu respondo: da nova novela da TVI!

Nesse dia de estreia, a mulher decidiu ter a TV na TVI, e eu, ao chegar do trabalho, sentei-me no sofá porque já tinha estado o resto do dia sentado e estava bem cansado. Ao mesmo tempo a TV transmitia pelas suas ondas luminosas tal programa. Basicamente existe uma transmontana, um açoreano, um brasileiro, uma africana e uma portuguesa, pelo menos na mesma casa, acho eu. Para começar isso é uma "ganda" molhada, ponto assente! Em segundo a sátira que fazem é, no mínimo, ridicula.

A transmontana por exemplo, parece que nasceu no século XVI e nunca viu nada. Nem gente, nem cidades grandes, nem tecnologia, nem bares, nem nada. Mais, num dos anúncios vi a dita moça a abanar-se com uma folha de couve porque andava com calores...sim uma folha de couve...muito séculi XVI mesmo. E o porquê do calor? Acho que era do açoreano!

Falando no açoreano, aquilo é um tuga a imitar um açoreano de São Miguel. Sim eles têm uma pronuncia caracteristica, é verdade, mas também não são uma cambada de burros como fazem transparecer! Sei que na imagem da couve tá o açoreano de tanga e uma molhada do caneco lá em casa! E agora pergunto: o que tem uma coisa a ver com outra? Será que aquilo vai dar sopa? Quem viu e vê poderá responder!

O que faz de brasileiro epá...corta antes os pulsos! Até eu imito melhor o sotaque, faço de graça, e faço melhor figura! Temos a ideia que os brasileiros é tudo farinha do mesmo saco, mas nem tudo é assim. Como em todos os povos, temos os bons, menos bons e os maus, e eles não é excepção. Mas não posso adiantar mais pois não vi aquilo. Só sei que o moço força a coisa, forte e feio, e à bruta!

Por fim temos a africana, e aí meu Deus, a coisa é mesmo manhosa! Uma africana a querer imitar a sotaque, mas quanado nasceu aqui em Portugal...epá deixem-se disso! Depois é do tipo não faço nada que tenho dinheiro...uiiiii isso é o que há mais hoje! Menina que não sabe fazer a ponta dum chifre de bovino, e que pensa que o dinheiro é tudo! Ai gentinha fútil e ignóbil! Com tanto meteorito a cair na terra, caiem todos no mar...

Mas perguntam vocês: que tem isto a ver com o título do tópico?? Tem TUDO! Sabem porquê? É preferível eu ir à cozinha partir um copo daqueles de pé alto e vidro bem grosso e espetar os cacos nos olhos, esfregando vigorosamente, do que ver este lixo "novelar" que inunda a nossa televisão! Ah e tal a juventude é o futuro, dizem! Esta juventude? Se a geração Morangos com Açucar já era má, esta então vai ser mesmo de arrasar! Qualquer dia é a rapaziada toda de folhas de couve na mão a abanarem-se ou sei lá! E claro nunca sabemos onde isto irá chegar!

O que mais irá ocorrer? Será que a transmontana passará a usar um leque? A africana vai deixar de atender o telefone virado do avesso? Ou será que irei cotinuar a esfragar vidros nos olhos enquanto isto estiver a dar?

De todas as opções o homem da Crónica escolhe os vidros! Será, sem dúvida, menos doloroso!
Tenho dito...

Sem comentários: