quinta-feira, 16 de junho de 2011

Drs. e Engenheiros - Ortografia, dialetos e afins...



Muito me apraz saber que o meu blog está a ganhar fama entre as gentes que comigo passam parte do dia. Como me dizem, é uma lufada de ar fresco que invade a internet e penetra em nossos globos oculares diariamente. Agora há uma coisa que, epah, me deixa assim um pouco aborrecido. Falo tá claro do Sr. Doutor, mais conhecido por Panda do Kung Fu.

Esse indivíduo, catedrático, possuidor de uma elevada intelegência, que bate qualquer plebeu como eu, é muito observador. Em vez de absorver todo o conhecimento que ando aqui a transmitir, só vê os erros ortográficos. Então não há indivíduos famosos por escreverem assim, e eu não posso? É que um dia este blog vai passar a livro também, e já que é assim, vai de forma original. Depois a malta diz, ah e tal aquele moço do blog das Crónicas tem uma maneira muito peculiar de escrever.

Já que falamos em formas de escrita nada melhor do que falar no dialetos e afins. Já alguém recebeu uma mensagem de alguém da faixa etária dos 12-16 anos? Já? Ora muito bem. Com essa premissa, relembrem lá se perceberam alguma coisa do que estava escrito? Yah! É isso mesmo, não se percebe nada. Esta geração Morangos com Açúcar, futura geração Rasca (não aqueles que devido a algumas situações não conseguem trabalho, mas sim daqueles que não querem fazer nada) é o futuro...e por isso não se avizinha muito famoso não. Já imaginaram quando daqui a 20 anos virem na TV um comunicado de V. Exa. o Sr. Presidente da República, onde em vez de que, teriam k, em vez de porquê, pk, entre muitos outros.

Agora pior é quando isto começa a afectar os senhores de meia idade. Aí é que está tudo estragado. Quando vemos um Sr. Dr. ou um Sr. Eng., que com toda a sua humildade (claro que estou a ser sarcástico) enviam um qualquer mail ou semelhante nesse dialeto novo, mais conhecido por pitês, epá é espetacular!

Faz-me lembrar o Dr. Ozeeee que ficou todo apanhado do climático por andarem a queimar neurónios. Meus amigos, não havia necessidade! Há que dar o exemplo à camada jovem. Qualquer dia é como aquele indivíduo que entra numa barbearia e diz "Bô tarde. Quero cortar o cabêlo assim bêmmm renteeee! Mas memo bêmmm rente!"

Por isso meus amigos deixei aqui o meu desabafo. Sr. Drs. e Srs. Engenheiros este blog É para vocês, porque aqui podem aprender como se escreve em bom português :-) No final do curso têm direito a canudo e tudo!

Tenho dito!

Sem comentários: