quarta-feira, 29 de junho de 2011

Geografia Portuguesa



A geografia portuguesa, digamos a bem da verdade, é lixada! Tanto é que uma pessoa quer chegar do ponto A ao ponto B, e antes de chegar ao B passamos do C ao Z. Quer seja por obras, fruto de parcerias publico-privadas feitas para encher os bolsos de alguns amigos nos nossos amigos que governam, quer seja por falta dessas ditas obras que tornam intransitáveis muitas nas nacionais do nosso pequeno país à beira mar plantado. Mas não é disso que eu vou falar. Hoje quero antes chamar à atenção o desconhecimento que existe dos montes existentes em Portugal. Temos o Monte Gordo, Monte Junto, etc. etc. etc., mas nem isso o mais que famoso Barão dos Plásticos conhece.

Foi num dia como tantos outros que recebemos uma chamada, à qual assisti e o famoso Barão pergunta:

"Monte Adriano? Isso fica onde? Isso fica aí para cima né?"

...pensando eu que aí para cima seja uma qualquer região do norte do país que tem uns nomes estranhos e bem pouco usuais. Mas rapidamente o Barão vê a gafe que foi cometida. Do outro lado respondem:

"Não, não, nós estamos em Lisboa, não tamos lá em cima"

E o rapaz coitado, tal criança abandonada, perdida neste mundo sozinha, não sabia o que pensar. Nem o Google Maps o ajudou. Ele bem procurava Monte Adriano mas o desgraçado do monte não aparecia de maneira nenhuma. Nem no mapa de papel tinhamos referência a esse monte.

Será que o Barão dos Plásticos tinha encontrado a mística Atlântida perdida? Nada disso. Descobriu uma coisa: agora já sabe porque chumbava a Geografia. Em Lisboa podes encontrar Monte Abraão, mas Monte Adriano se encontrares só se for no nome de uma empresa...

Qualquer dia tá como Billy-Joe ao chegar à Serra da Estrela "Desculpe, para que lado fica a praia?"....andam uns pais a criar um filho para isto!

Tenho dito...


Sem comentários: