terça-feira, 7 de junho de 2011

Pesca Radical



Já alguma vez ouviram falar da "Pesca Radical"? Malta que anda nos mares gelados no Alasca onde, correndo diversos perigos, pescam caranguejos entre muitos outros animais marinhos para o nosso deleite. Meu não, pois sou parco em apreciar marisco. Mas nem só no Alasca ela existe. É radical? Sim. Mas comparada com a modalidade portuguesa, pescar caranguejo é limpar cú a meninos!

Existe um grande pescador, conhecido na sua zona como Mon Cheri (não me perguntem o porquê do nome, é que nem quero saber). Esse individuo, onde a água salgada e o isco lhe corre nas veias a pontapé. Essa personagem chega-se ao pé de nós, um dia destes, antes de almoço (não vá o vinho acusar qualquer coisa) e diz-nos assim:

"Epah pesca é comigo. Sabem uma coisa? Mandei vir uma cana do Canadá para ir pa pesca do espadarte. Ah pois é! Sabes como é que é! Tenho uma traneira de 22 metros e tal para isso, vais ver! Ah pois é!"

E eu digo...OK! Que se passa aqui? Mas ainda atordoado com tal relampejo de estupidez levo logo com outro nas "ventas":

"Olha! Eu tenho uma cana de pesca que tem um holofote na ponta!" e eu pergunto logo que raio de coisa é essa. Depois da continuação lá percebi que era necessário. Ele responde "É que eu meto uma chumbada de meio quilo na cana e faço um lançamento de 500 metros! E o holofote é para avisar os barcos sobre o lançamento! As pessoas que estão na praia que vêm a cana a lançar, parece elas que estão a ver uma estrela cadente! Ah pois é!"

Epá eu parti-me todo a rir! Isto é das melhores histórias que eu já ouvi! Qual pescar motas da WWII com os faróis acesos. Qual pescar peixes grandes como o catano! Homem que é homem pesca com uam chumbada de meio quilo! E junta a isso um holofote na ponta da cana! Vai lá vai!

Pergunto eu agora: será melhor alugar um gerador? Pelo sim, pelo não, é melhor :) Por isso Discovery venham para Portugal, e aí sim irão fazer um Pesca Radical, à homem! Qual será o isco para uma chumbada tão grande? :)

Tenho dito!

Sem comentários: