segunda-feira, 20 de junho de 2011

Tudo sobre... a Hierarquia da Mama



Este fim de semana decorreu na Av. da Liberdade a Festa do Campo na Cidade. Embora algumas vozes (senão muitas) se levantaram contra tal celebração, eu cá sou muito a favor da mesma. Fazendo zapping pelos canais portugueses, lá me deparei com uma jornalista a fazer diversas perguntas às crianças. No meio da conversa, salta a seguinte questão para a criança:

Jornalista: que árvore é esta?
Criança: a das laranjas
J: sabias que as laranjas vinham das árvores?
C: Não, pensava que nasciam na terra

Ora bem, isto explica tudo. A pobre criança (e mais pobres os seus pais que devem viver noutro planeta) confundiu a laranja com um qualquer outro tubérculo o que, a meu ver, é bastante triste e medonho. Qualquer dia, os pacotes de batatas congeladas são apanhados como o caranguejo real nos mares do Alasca, ou então o bacalhau já vem sequinho quando é podado do "Bacalhoeiro"...isto sou eu a inventar, mas olhem que não estou longe da realidade.

Em outro momento vejo uma porquita com os seus leitões bem giros. Epah é um bicho que quando é pequeno eu gosto mesmo muito, tanto à moda da Bairrada, como à moda da Mealhada. Mas este não é um tópico gastronómico, mas sim sobre mama. Mama perguntam vocês? Sim, mama!

No meio do visionamento da peça televisiva, o sr. explicava que três dias depois de nascerem os leitões instituem a Hierarquia da Mama. E aqui vamos entrar então no assunto que interessa. A Hierarquia da Mama ocorre quando cada leitão escolhe a mama em que vai mamar, até ao dia que vão deixar de o fazer. Irão sempre mamar na mesma teta da sua progenitora. Aqueles que escolhem as mais para trás são os que ficam mais fortes.

Isto desconhecia completamente. Até os animais seguem o instinto de forma perfeita. Mas depois tá claro, o que pensei eu: Como aplicar esta teoria para uma crónica? Ou onde ela é aplicada na vida real?

Em coisa de 5 segundos tive um relampejo de inteligência profunda: a hierarquia da mama é utilizada em um qualquer governo de um país. Ah pois é! Passo a explicar:

- Após as eleições, pouco tempo depois são nomeados quais os ministros, deputados, etc., que equivale ao período entre o nascimento e a escolha da mama por parte dos leitões
- Normalmente quem está à frente escolhe sempre a mama melhor, assim como um leitão escolhe a teta mais forte, por ser o mais forte de todos
- Os restantes continuam também a mamar, crescendo. Uns mais, outros menos.mas todos mamam
- A porquita o que tem a fazer coitada? Ir aguentando tudo isso.

Que conclusão nós tiramos? Uma coisa simples mas "fabulástica". A Hierarquia da Mama inclui a todos nós, tendo canda um o seu papel:

- a porca somos todos os que trabalhamos e pagamos os nossos impostos honestamente
- os leitões que mamam mais são todos aqueles que procuram o poleiro, também conhecido por mama, em qualquer cargo político bem remunerado e que dará uma pensão vitalícia em pouco tempo (não sei o que são a mais do que outros)
- os leitões que mamam menos são todos aqueles que mamam pouco, mas mamam, que inclui todos os subsídio-dependentes, aqueles que nada querem fazer e recebem por isso, parasitas da sociedade que têm acesso a subsídios, etc. etc. etc.

Por isso meus amigos, uma coisa temos a fazer. Se passarmos de "porca" a "leitão" uma coisa é certa, mama não vai faltar!!

Tenho dito...

Sem comentários: